Bloqueio de edições anônimas na Wikipédia em português

História na Wiki
4 min readOct 27, 2020

--

Chegaram ao fim as “edições por IP” nos verbetes Wikipédia lusófona. Desde o dia 04 de outubro de 2020, as edições de verbetes da Wikipédia em português estão permitidas apenas para usuários registrados na plataforma.

As edições por IP são edições feitas por pessoas não cadastradas ou deslogadas das suas contas na Wikipédia. Sempre que alguém faz uma edição sem login em uma conta, o histórico de edições das páginas registra apenas o IP do computador utilizado.

Estas edições costumavam chamar mais atenção de usuários que verificavam edições e informações inseridas nos verbetes por estarem, muitas vezes, ligadas a vandalismos em artigos, páginas de discussão e outros ambientes na Wikipédia.

E foi a partir desta questão que partiu a primeira proposta de proibição de edições por IPs na Wikipédia em português, em 2005. A proposta levava em consideração a possibilidade de obrigar editores a logarem em uma conta para fazer edições, argumentando que alguns usuários poderiam esquecer-se de fazer login na plataforma, o que abriria a possibilidade de uma confusão na hora de verificar as edições, pois não haveria certeza se era uma edição de boa ou má fé. Grande parte dos argumentos relativos à discussão de 2005 foram contrários à proibição dos IPs e a discussão acabou sendo arquivada.

Desde então, outras propostas de banimento das edições por IP ocorreram nos anos de 2006, 2007, 2008, 2010, 2011, 2012, 2016, 2019 e 2020, somando 17 no total. Todas estas discussões podem ser encontradas aqui.

Na última destas tentativas, no dia 04 de outubro de 2020, foi tomada, em uma votação, a decisão favorável ao banimento dos IPs. Essa discussão pode ser encontrada aqui, e a votação pode ser encontrada aqui, mas apresentaremos seus pontos principais na sequência.

A proposta inicial, formalizada no dia 23 de Agosto de 2020, sugeria o

“travamento das edições de IPs nos domínios da Wikipédia lusófona, passando ser necessário, a partir da aprovação dessa proposta, que o interessado em editar se registre”.

A justificativa da proposta leva em consideração a natureza das edições feitas por IPs, as consequências destas edições para o projeto, a dificuldade de diálogo com os editores e uma questão de segurança relacionados ao registro dos IPs nos históricos de edições.

Em relação à natureza das edições, os dados apresentados são de que a maior parte das edições revertidas por vandalismo na Wikipédia são feitas por usuários não registrados. Isto poderia estar ligado à má fé de algumas edições, mas também à falta de conhecimento de pessoas bem intencionadas, mas que não conhecem o funcionamento da plataforma e as regras básicas para a edição de verbetes, como imparcialidade, notoriedade e verificabilidade da informação inserida nos artigos.

Outra questão estaria ligada à comunicação com os IPs. Quando um IP fica registrado no histórico, é possível entrar em contato com uma página ligada àquele endereço. No entanto, por não serem edições fixas, é difícil conseguir manter contato com um endereço de IP para que se possa explicar os motivos pelos quais as edições foram revertidas, para que se possa deixar avisos de vandalismo ou de reversões nas páginas de discussão etc.

Também em relação aos IPs é levantada uma questão relacionada à privacidade dos editores: os IPs são facilmente rastreados na Wikipédia, apontando a localização daquele usuário no momento da edição, o que daria a um editor por IP uma falsa ideia de segurança ao não estar registrado na plataforma. Em contrapartida, as edições em contas registradas não podem ser rastreadas, assim como um editor da Wikipédia não precisa revelar sua identidade, apenas identificar-se através de uma conta.

Alguns dos argumentos contrários ao banimento das edições por IP afirmavam que banir essa forma de edição estaria indo contra os princípios da plataforma, que pretende-se de livre edição, para que qualquer pessoa pudesse contribuir.

Outros argumentos apresentado foram os de que é uma prática comum começar as edições sem um usuário e, na medida em que o editor fica familiarizado com as práticas da plataforma, progredir para a criação de uma conta e uma página de usuário na Wikipédia.

Também, no que se refere aos entraves para a aproximação de novos editores na Wikipédia, já que existem questões internas à plataforma, relacionada às dinâmicas da comunidade, à vontade de não comprometer-se ao editar um verbete etc.

Por fim, a votação decidiu por:

Imediatamente, implementar a obrigatoriedade de registro para editar nas páginas da Wikipédia lusófona, exceto páginas de discussão e páginas destinadas a pedidos de ajuda. A criação e edição de verbetes, portanto, está restrita a usuários registrados.

Para entender melhor:

  • Sobre decisões e direito ao voto, fizemos essa thread:
  • Sobre os cinco pilares da Wikipédia, fizemos essa thread:

--

--

História na Wiki
História na Wiki

Written by História na Wiki

Projeto de História Pública focado em divulgar o funcionamento e o conteúdo histórico da Wikipédia. Editado por Isabela Tosta, Lucas Piantá e Pedro Terres.

No responses yet