Consciência Negra: Wikipédia, Dados e a Luta Antirracista
Neste 20 de novembro, trazemos este breve post para comemorar e sublinhar a importância do Dia da Consciência Negra — para além de divulgar o trabalho dos grupos e pessoas que vêm buscando ampliar o conteúdo sobre pessoas pretas e combatendo os vieses de raça dentro da Wikipédia.
Quem abrir a página principal da Wikipédia hoje encontrará a comemoração, com a ligação ao verbete do Dia da Consciência Negra, na seção “Hoje na História”.
Acompanhada da data está a pintura de Zumbi de Palmares feita em 1927 pelo artista fluminense Antônio Parreiras.
Como aponta o verbete sobre a comemoração, o dia 20 de novembro foi escolhido por ser a data atribuída à morte de Zumbi de Palmares, em 1695.
Idealizada nos anos 70 pelo poeta gaúcho Oliveira Silva, a data se nacionalizou a partir de 1978 através do Movimento Negro Unificado. Para além de comemorar, a data busca relembrar figuras históricas do movimento negro e na luta contra a escravidão no país.
Para ilustrar o impacto da data nesse sentido, resolvemos fazer uma análise das visualizações diárias dos verbetes de 10 pessoas negras em novembro.
Escolhemos figuras que vão desde a resistência colonial como Zumbi e Dandara à figuras políticas importantes como Abdias do Nascimento e Marielle Franco. Também escolhemos autores negros como Machado de Assis e Maria Firmina dos Reis.
O resultado apontou que todos os 10 verbetes escolhidos no ano de 2018 tiveram um aumento significativo em acesso no mês de novembro (em vermelho), comparativamente aos outros meses do ano.
O pico de acessos ocorre justamente no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra:
A mesma tendência ocorre em 2019, com todos os verbetes tendo mais de 600 acessos no dia 20 de novembro:
Esta lista também consta com o número total de acessos de cada uma das pessoas escolhidas para a análise ao longo dos últimos cinco anos. Também pode-se ver a média diária, o número de editores e o tamanho total (em bytes) em cada verbete:
Esta breve análise ilustra a importância (e a efetividade) da comemoração do Dia da Consciência Negra em visibilizar e rememorar pessoas negras históricas do Brasil, trazendo interesse do público em relação a elas.
Por fim, gostaríamos de destacar algumas iniciativas que vem buscando ampliar e melhor a qualidade do conteúdo de verbetes como estes, além de combater problemas estruturais da Wikipédia sobre questões raciais.
Em primeiro lugar, o grupo @WhoseKnowledge, que identifica e traça estratégias para aumentar a circulação de conteúdo e a participação de pessoas negras, indígenas e LGBT’s na internet no geral, e também na Wikipédia.
Adele Godoy Vrana é brasileira e co-diretora da Whose Knowledge, atuando no combate aos vieses de raça e gênero na Wikipédia e organização de eventos e parcerias neste sentido.
Compartilhamos aqui um texto seu em português, sobre o caso Marielle na Wikipédia: A Vida e Morte de Marielle Franco na Wikipédia.
Também destacamos o concurso anual “Wiki Loves Africa”, que traz usuários de diversos países em África para tirar fotografias relacionadas a patrimônio e cultura do continente e disponibilizá-las em acesso livre no Wikimedia Commons: