Endless Palimpsest: Wikipedia and the future’s historian. Liam Wyatt (2020)

História na Wiki
3 min readJul 27, 2020

--

Hoje apresentamos o artigo “Endless palimpsest: wikipedia and the future’s historian”, em português: “Palimpsesto sem fim: Wikipédia e o historiador do futuro”, escrito por Liam Wyatt.

Sobre o autor:

Wyatt na Wikimania 2015. Foto: Wikimedia Commons.

Wyatt é wikimedista e trabalha para a Fundação Wikimedia como coordenador do @WikiCite. É fundador dos projetos GLAM (Galleries, Libraries, Archives and Museums), tendo trabalhado com o Museu Britânico e com a Europeana.

Além da atuação nos projetos Wikimedia, Wyatt é historiador formado pela Universidade de New South Wales, na Austrália. Para mais informações recomendamos sua página de usuário na Wikipédia (em inglês).

Sobre o texto:

Publicado em 2020 na revista Studies in Higher Education, o artigo apresenta uma análise da Wikipédia e outros projetos Wiki levando em conta seu potencial para a pesquisa histórica como fonte e também como suporte para a escrita profissional.

Endless palimpsest, um palimpsesto sem fim, ou infinito, é um termo utilizado para explicitar o caráter mutável e sobreposto do texto na Wikipédia, onde além da conhecida prática de edição livre, todas as edições são registradas e podem ser comparadas, revertidas e analisadas. Assim, podemos observar edições passadas e analisar a evolução de um artigo desde sua criação.

Esta prática também explicita o potencial da Wikipédia como uma fonte digital, dinâmica e em constante movimento e atualização. Outro fator importante é o acesso e uso público da Wikipédia: qualquer pessoa com acesso à internet pode acessar seus arquivos.

Wyatt apresenta duas principais possibilidades de uso da Wikipédia como fonte por historiadores: uma de longa e outra de curta duração. A de longa duração estaria ligada ao que chama de “arqueologia da era digital”, analisando, a partir dos registros da Wikipédia, as mudanças nos artigos e as discussões por trás dela tanto dentro quanto fora da plataforma. A esta prática arqueológica e wikipédica se convencionou chamar “wikipediologia”.

A curta duração está relacionada ao uso de notícias para a edição imediata de artigos sobre acontecimentos ainda em andamento, lembrando também do WikiNews, projeto irmão da Wikipédia, que funciona como uma plataforma de livre edição de notícias.

Foto: Wikimedia Commons

Esse é um fenômeno “recentista”, na linguagem do autor, onde o passado imediato interessaria mais que o passado histórico. Com o tempo e as respostas da historiografia à história recente, conteúdo profissional vai sendo adicionado aos verbetes.

Por fim, Wyatt propõe uma conciliação entre Wikipédia e a disciplina da história, que mobiliza os métodos da produção historiográfica. Para tal, as barreiras profissionais deveriam ser transpostas e historiadores deveria deixar as suspeições em relação à Wikipédia de lado, já que ambos podem aprender muito com as diferentes possibilidades que constituem suas práticas. De acordo com o autor, “a Wikipédia representa um novo capítulo de um livro muito antigo”.

O ofício do “historiador do futuro” ainda é desconhecido, mas com certeza a Wikipédia poderá cumprir um papel importantíssimo em nossas práticas (temos certeza que já cumpre), porque “a Wikipédia pode não funcionar na teoria, mas funciona na prática”.

O artigo infelizmente é de acesso restrito por um paywall, mas de qualquer forma disponibilizamos o link para acesso ao resumo e à edição onde ele se encontra.

Outro trabalho interessante de Wyatt é sua tese, intitulada “The academic lineage of Wikipedia: connections & disconnections in the theory and practice of history”, parcialmente disponível no site de Liam.

Agradecemos Liam Wyatt pela atenção que nos deu ao entrarmos em contato e por ter disponibilizado seus trabalhos integralmente por email! Os contatos do autor estão em sua PDU na Wikipédia e em seu site.

Deixamos ainda a recomendação para o podcast Wikipedia Weekly, que conta com algumas entrevistas feitas por Wyatt.

--

--

História na Wiki
História na Wiki

Written by História na Wiki

Projeto de História Pública focado em divulgar o funcionamento e o conteúdo histórico da Wikipédia. Editado por Isabela Tosta, Lucas Piantá e Pedro Terres.

No responses yet