Existem diversas possibilidades de produção e de pesquisa com as plataformas Wikimedia, das quais a Wikipédia faz parte, como vimos no Wikirelato em duas partes com a Giovanna Fontenelle, gerente de projetos do Wiki Movimento Brasil.
Para continuar divulgando essas possibilidades e seus facilitadores, essa semana vamos falar um pouco mais do Wiki Movimento Brasil!
Criado em 2013, o Wiki Movimento Brasil é um Grupo de Usuários da comunidade Wikimedia, criado com o objetivo de promover e participar de diversos projetos da Fundação Wikimedia.
Tendo como um dos princípios a garantia do acesso livre à informação, alguns dos objetivos do grupo são a melhoria da informação nos projetos Wikimedia, trabalhando qualitativa e quantitativamente em seus projetos. Também fornecem soluções para a melhoria do conteúdo em projetos que têm como base a educação, a comunicação, a divulgação e o desenvolvimento das práticas comunitárias. Para isso, o WMB apoia e cria projetos com instituições de pesquisa e ensino e promove atividades de divulgação de suas iniciativas.
O WMB também tem um Plano de Diversidade, um documento que expressa um dos princípios do grupo, que pretende englobar pessoas de diferentes classes sociais, idades, identidades de gênero e orientações sexuais, assim como deficientes motores e intelectuais.
Desta forma, o grupo visa criar oportunidades para que minorias políticas sejam representadas nos projetos e façam parte ativa da organização e da produção nas plataformas Wikimedia.
Umas das formas que o WMB divulga os projetos Wikimedia é através de GLAMs (Libraries, Archives, Galleries & Museums) e de Editatonas, que são maratonas de edição. Essas iniciativas são muito importantes porque, além de preencher vazios de conteúdo na Wikipédia, mobilizam diversas pessoas para adicionar imagens de museus e instituições importantes no Commons, repositório de imagens em licença livre da Wikimedia.
Nos últimos meses, tivemos a oportunidade de participar de duas oficinas sobre plataformas e educação organizadas pelo WMB, onde pudemos reencontrar a Profa. Flávia Varella (UFSC), que ministrou uma oficina sobre o projeto Teoria da História na Wikipédia e onde também tivemos a felicidade de ver nossa pesquisa circulando pelo ambiente do WMB e dos estudiosos das plataformas Wikimedia, na oficina do Prof. Valerio Andrade Melo (UESC).
Dessa forma, possibilita-se a melhoria do conteúdo em licença livre e a prática livre acesso à informação, tão importante nos dias de hoje. Algumas das iniciativas do Wiki Movimento Brasil serão apresentadas nos próximos dois posts dessa semana.