Polêmicas na Wikipédia: O caso do verbete “Brasil Paralelo”.
Desinformação e disputas de narrativa e conteúdo na Wikipédia em português.
Brasil Paralelo é uma empresa brasileira fundada em 2016 em Porto Alegre. Faz ciberativismo através de filmes com formato documentário sob o viés de direita política (especificamente a Nova Direita) e do cristianismo
explica o verbete na Wikipédia lusófona. O verbete segue e atesta a prática das notícias falsas e o conspiracionismo e negacionismo histórico relacionado à escravidão, colonização e ditadura militar no Brasil. Também é explicitada a relação que a empresa tem com Olavo de Carvalho, Jair Bolsonaro e Ernesto Araújo.
Dois detalhes chamam a atenção do leitor atento às normas da Wikipédia: 1) a edição do verbete só pode ser feita por usuários autoconfirmados; 2) é muito bem referenciado. Em 9 parágrafos de texto, encontramos 31 referências.
Lendo a página de discussão, percebemos que o verbete é alvo de uma disputa de conteúdo e de discussões relacionadas, principalmente, à imparcialidade das edições feitas.
Um tópico, no entanto, chama atenção. Intitulado “Pedido de Alteração das Informações da Brasil Paralelo”, o autor do tópico (não assinado e sem registro de data e hora) se autointitula advogado da Brasil Paralelo:
Venho, como advogado e procurador da Brasil Paralelo abrir o presente tópico de discussão para solicitar que sejam alteradas as informações da página da Brasil Paralelo, visto que muitas das atuais informações nela inseridas são inverídicas e foram escritas para denegrir a imagem da empresa (…)
Algumas passagens são importantes para que entendamos os problemas desse tipo de prática, e também do próprio discuso do advogado, sob a ótica das regras que regem a Wikipédia.
Pontos de destaque na discussão
- o autor do tópico repetidamente afirma que a Brasil Paralelo é uma empresa IMPARCIAL e DESVINCULADA DE GRUPOS POLÍTICOS;
- afirma que as fontes utilizadas pelos editores na Wikipédia oram mal utilizadas e tiradas de contexto
- atesta a inveracidade de “quase todas” as informações fornecidas pela página, afirmando que aquelas informações DEVEM ser retiradas da página, sendo substituídas pela “verdade”.
Em seguida, o suposto advogado propõe como o texto deve ser escrito:
Sugere-se o seguinte texto em substituição ao atual: ‘A Brasil Paralelo é uma empresa de comunicação, que tem como foco de atuação a produção de conteúdo informativo relacionado ao contexto social, político e econômico brasileiro, o qual é disponibilizado quase que exclusivamente, pela Internet, por meio de seus perfis de redes sociais e/ou de sua própria página de internet
4. O tópico termina com a seguinte passagem:
Em suma, pretende a Brasil Paralelo revisitar a história do Brasil, sem alterá-la à sua própria vontade, mas derrubando o muro simbólico que permanece erigido nas narrativas legadas à nossa população, e que ainda polariza dicotomicamente a população de nosso país, especialmente no que tange à discussão político-partidária, que é de cunho reduzidamente democrático, lógico e parcimonioso.
Existe apenas uma resposta ao tópico:
‘Em suma, pretende a Brasil Paralelo revisitar a história do Brasil’ ou seja, revisionismo histórico.’ A Wikipédia se constrói a partir do conhecimento sumarizado e verificável por meio de fontes fiáveis.
Antes de seguir para uma análise mais “wikipédica” do tópico,
deixamos a indicação do vídeo que o professor Fernando Nicolazzi (UFRGS) gravou para o canal Historiar-se, no YouTube, e que é utilizado como referência para a escrita do verbete:
assim como uma conferência de Nicolazzi recentemente transmitida pelo YouTube no canal HISTOR UFRRJ:
Nicolazzi também é utilizado para referenciar o verbete com os textos:
- Brasil Paralelo, uma empresa colaboracionista
- A história da ditadura contada pelo Brasil Paralelo
- 2019 — O Brasil Paralelo entre o passado histórico e a picanha de papelão
Wikipédicamente Falando
Podemos abordar este caso a partir de algumas abordagens, mas decidimos tocar em dois pontos que se atravessam neste exemplo: o ponto de vista neutro (NPOV) e o fato de a wikipédia ser uma fonte terciária.
A neutralidade pede que o usuário não expresse sua opinião ou suas ideias em sobreposição àquilo que foi encontrado nas fontes, que devem ser secundárias, exatamente para evitar análises ou pesquisas inéditas.
O pedido do advogado esbarra nestes dois pontos, pois:
- não é uma visão imparcial, é a visão de uma pessoa que trabalha para a empresa em questão e está explicitamente defendendo seus interesses no tópico
- não apresenta fontes secundárias que validem suas afirmações, apenas se refere à Brasil Paralelo a partir de suas próprias convicções, citando unicamente o site da empresa, que não pode ser utilizado para referenciar pedidos de alteração de conteúdo nas discussões, nem o verbete em si.
Este pedido de alteração de conteúdo, portanto, fere pelo menos dois dos principais pilares da Wikipédia.