Projetos-Irmãos #4: Wikilivros

O Wikilivros foi criado originalmente na língua inglesa em 2003, tendo começado a se expandir para outros idiomas a partir de 2004. O projeto foi criado com o intuito de ser um repositório de livros didáticos e manuais de acesso livre em múltiplas línguas, escritos pela própria comunidade ou a partir de outros materiais existentes que estivessem também em acesso livre. Isso significa que, assim como acontece com a Wikipédia, as contribuições permanecem protegidas por direitos autorais para seus criadores, enquanto o licenciamento garante que pode ser distribuído gratuitamente e reutilizado sujeito a certas condições.

Ou seja, ao contrário do Wikisource (do qual falaremos mais a frente), o Wikilivros não se trata de uma plataforma para encontrar obras literárias ou fontes primárias que estejam em domínio público. O escopo da plataforma é na construção coletiva de materiais didáticos, manuais e mesmo livros de receita, em um processo constante de edições e reedições pela comunidade.

Uma tabela super útil pra entender o escopo de cada projeto. Fonte: Wikilivros.

A versão em língua portuguesa do Wikilivros, por exemplo, consta atualmente com 587 livros, somando um total de 12.817 módulos, que vão de títulos como “Curso de termodinâmica” a “Introdução à arqueologia”. A lista dos títulos em português pode ser acessada nesse link.

É importante notar, no entanto, que assim como é o caso de vários outros dos projetos-irmãos, o Wikilivros consta com um número baixo de usuários ativos. No último mês, eram apenas 41 usuários ativos do Wikilivros contra pouco mais de 8.300 na Wikipédia. Esse número reduzido dificulta muito o funcionamento efetivo da comunidade, e na verificação e aprimoramento dos conteúdos da plataforma. Ainda assim, o Wikilivros lusófono é o sexto maior idioma da plataforma.

Esta tabela mostra bem como, mesmo entre os 10 maiores idiomas do Wikilivros, apenas a versão anglófona tem mais de 100 usuários ativos mensalmente. Fonte: https://meta.wikimedia.org/wiki/Wikibooks#Statistics.

--

--

História na Wiki

Projeto de História Pública focado em divulgar o funcionamento e o conteúdo histórico da Wikipédia. Editado por Isabela Tosta, Lucas Piantá e Pedro Terres.