Projetos-irmãos #6: Wikidata

História na Wiki
3 min readNov 8, 2020

Dando continuidade aos posts sobre os projetos-irmãos, hoje falaremos sobre o Wikidata, uma base de dados estruturados em licença livre.

O Wikidata foi lançado em 30 de outubro de 2012 com a função de centralizar os dados presentes nos verbetes da Wikipédia em suas línguas correspondentes. De acordo com Asaf Bartov, coordenador de relações da Wikimedia, o Wikidata resolve dois principais problemas relacionados à pesquisa:

  1. Dados obsoletos/desatualizados em verbetes sobre o mesmo assunto em línguas diferentes;
  2. A dificuldade de se cruzar dados presentes na Wikipédia e de sistematizar estes dados sem a necessidade de um trabalho manual extremamente desgastante.

O Wikidata agrega dados estruturados em relação a diversos elementos em diversas línguas. Assim, centraliza a informação sobre aquele assunto em um só lugar, em várias línguas diferentes, permitindo que a atualização das informações aconteça de uma maneira menos fragmentada.

Por exemplo: brasileiros tendem a ter acesso privilegiado a informações sobre o Brasil. Assim, quando acessam determinada informação, podem atualizar a entrada do Wikidata referente ao Brasil. Com essa atualização, editores no mundo todo podem atualizar aquela informação nos diferentes verbetes “Brasil” em suas línguas.

O Wikidata está estruturado em elementos, propriedades e valores. Cada elemento tem a sua própria entrada e é identificado com a letra “Q” e uma numeração. As propriedades são identificadas com a letra “P” e uma numeração. Já os valores podem remeter a elementos, ou números.

Exemplificando com imagens:

Ao entrarmos no verbete “Brasil” na Wikipédia em português, encontramos no fim da página seu elemento Wikidata: (Q155).

Ao sermos redirecionados ao elemento Q155 do Wikidata, encontramos o nome e a descrição do elemento em diferentes línguas:

Também encontraremos as propriedades e os valores:

As propriedades também têm uma entrada, onde são descritas em diferentes línguas. Por exemplo, se clicarmos na propriedade “part of” (parte de), seremos redirecionados para a sua própria entrada:

Se, em outro caso, selecionarmos o valor “Latin America” (América Latina) na propriedade “part of” do elemento “Brazil”, seremos redirecionados a um outro elemento, já que o valor correspondente a esta propriedade é também um elemento:

Assim, sabemos, em diversas línguas, que o país Brasil (Q155) faz parte da América Latina (Q12585). E assim podemos navegar quase infinitamente, encontrando dados estruturados sobre diversos elementos diferentes.

ambém podemos encontrar valores exatos, como é o caso do elemento “Estádio do Maracanã” (Q155174) , onde a propriedade “inception” (data de fundação), é preenchida com o valor “1950”, que não é um elemento e por isso não está hiperlinkado.

O Wikidata, assim como os projetos-irmãos, está em licença livre, mas com uma peculiaridade: os dados obtidos no Wikidata podem ser utilizados sem qualquer restrição. Estão sob a licença CC0 1.0 Universal, em domínio público.

A página principal do Wikidata afirma haver mais de 90 MILHÕES de elementos registrados na plataforma!

Esse post foi feito com base nas informações coletadas no Wikidata e na palestra de Asaf Bortov disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7xyPiYvy0GA e https://youtube.com/watch?v=duPU31lbg7U.

--

--

História na Wiki

Projeto de História Pública focado em divulgar o funcionamento e o conteúdo histórico da Wikipédia. Editado por Isabela Tosta, Lucas Piantá e Pedro Terres.